Edição LXXIII (Terça Livre, Revista Esmeril 40, opinião e mais)

Tempo de Leitura LXXIII

(Opinião, artigos e cultura para pessoas livres)


Resumo semanal de conteúdo com artigos selecionados, de foco nas áreas majoritariamente cultural e comportamental, publicados na Revista Esmeril e outras publicações de outras fontes à minha escolha. Nenhum texto aqui pertence a mim (exceto onde menciono), todos são de autoria dos citados abaixo, porém, tudo que eu postar aqui reflete naturalmente a minha opinião pessoal sobre o mundo.


ACOMPANHE
    


ANTES DE MAIS NADA, ESSA É A BANDEIRA QUE EU DEFENDO:

ESSE É O PAÍS QUE EU QUERO!


REVISTA ESMERIL 40

As derrotas do campeão (Roberto Lacerda)

O primeiro crime (Leônidas Pellegrini)




Onde quer ir primeiro?



LEITURA RECOMENDADA


Minhas redes:
    


30 de Janeiro de 2023
________________________________



👆 MEMÓRIA: REVISTA TERÇA LIVRE
(matérias de edições antigas da revista que ainda são atuais)


Hoje voltaremos no tempo para a edição 42 da Revista Terça Livre, de 28 de Abril de 2020.

O novo site do Terça Livre está de volta, e com ele, todos os cursos e todas as edições da Revista Terça Livre desde o seu início. acessem:
ou
Escolham um plano e tenham acesso a todo o conteúdo. Os valores estão em dólares.



COMPORTAMENTO


👆 Teoria da Conspiração ou Revelação? – Parte 2
(por Alexandre Costa)



Embora a ciência política seja vista, hoje, como um conjunto de elementos racionais e pragmáticos, a sua compreensão mais profunda exige a análise de aspectos pouco convencionais para um mundo cada vez mais materialista.


Atualmente, as pessoas costumam recortar apenas estes elementos práticos e visíveis quando pretendem estudar o panorama, descartando muitos outros, desconectando os vários aspectos que compõem as relações humanas e, portanto, a política.


Aristóteles ensinou que o homem é animal político e depende dessa habilidade para viver em sociedade. Por outro lado, o mestre estagirita não ignorou as características metafísicas que envolvem e dão singularidade ao ser humano. O aluno de Platão sabia que, apesar de permitirem o estudo independente, essas duas ciências fazem parte da essência humana e são inseparáveis na realidade: o mundo físico só pode ser compreendido quando a análise abarca também aquilo que está “além” dele, ou “meta”.


As relações humanas envolvem muitas camadas de significados, e para compreender esse aglomerado de símbolos e conexões é necessário observar cada um deles, dos mais superficiais aos mais profundos, sempre buscando uma análise de conjunto. A política, por ser a ciência que estuda ou aplica esses variados tópicos, exige a mesma aplicação. Sem buscar esse tipo de interpretação mais ampla, corremos o risco de permanecer na superfície, onde muitas vezes o que ocorre consiste em apenas reflexo ou consequência do que se originou nas partes mais profundas da existência humana.


O componente espiritual, formado por inúmeros elementos, desde os mais tradicionais, como os valores religiosos formais, até os mais exóticos, que mudam conforme a circunstância ou a época e misturam características desconexas e até contraditórias, normalmente funciona como um unificador dos conceitos, um “cimento” que junta todos os “tijolos” da experiência cotidiana e dá sustentação a uma “parede” composta por todos os dados da sociedade.


Apesar do ceticismo e do niilismo contemporâneos, a influência do ocultismo na condução das decisões mais importantes tem sido a regra, e não a exceção. Desde as primeiras civilizações os elementos não materiais ocupam o topo das causas e finalidades.


Não é possível rastrear a origem desta influência, tendo em vista que já nas primeiras manifestações conhecidas esse aspecto sempre esteve presente.


Em seus estudos sobre a religiosidade das civilizações antigas, Georges Contenau deixa evidente o protagonismo do ocultismo nas decisões culturais, políticas e até militares da Antiguidade. Seus achados sobre as civilizações da Mesopotâmia mostram uma sociedade submersa em ritos e símbolos que, mesmo sem fazer sentido aos olhos materialistas dos nossos laboratórios e universidades atuais, compunham a essência da cosmovisão daquelas pessoas e, acima de tudo, formavam a estrutura do tecido social e a base de sustentação do poder. De lá pra cá, o peso desta característica teve altos e baixos, mas nunca deixou de ter sua importância, mesmo que relativa. O mundo moderno insiste em rejeitar esses elementos nas análises do panorama geopolítico. Mas basta um estudo um pouco mais aprofundado para notar que esse preconceito acadêmico impede uma compreensão mais ampla da realidade e torna a visão dos analistas cada vez mais turva.


Não se trata de defender ou elogiar esse aspecto, mas de admitir a sua relevância e considerar o abstrato como possibilidade explicativa. Infelizmente, uma falsa identificação do Iluminismo como uma negação dos princípios metafísicos tem tornado a sociedade cega quando o assunto é a observação do comportamento das pessoas que dirigem ou influenciam a direção dos rumos da nossa civilização. Mesmo com eminentes ocultistas entre os grandes nomes desse período, o cientificismo tem camuflado interesses, métodos e objetivos dos poderosos.


O ocultismo, ou seja, a presença de componentes espirituais ou religiosos com características exóticas ou mesmo malignas, faz parte do conteúdo responsável pelo imaginário de lideranças políticas, e sem a observação desse aspecto é impossível compreender três questões essenciais à geopolítica: a finalidade, os meios e a motivação.


A finalidade de uma iniciativa nem sempre é declarada. Na verdade, quando tratamos da política de forma mais avançada, o segredo e a dissimulação fazem parte da própria estrutura de pensamento de algumas pessoas em posição de comando, e por isso costumam camuflar seus objetivos de maneira bastante eficiente.


Quanto aos meios, a obediência a premissas vazias de valores morais pode até parecer estranha para quem está fora do círculo, mas devido a uma repetição constante e metódica, para os niilistas que atualmente lideram iniciativas ideológicas totalitárias, suas atitudes sempre são plenamente justificadas pelo fim que perseguem. Essa é a explicação para a ausência de remorso mesmo diante das tragédias que estimulam ou promovem.


No caso da motivação ocorre algo parecido. Além de justificar por antecipação qualquer atitude, por mais cruel ou desumana que seja, a essência do desejo pessoal que move uma conduta é ainda mais facilmente camuflável, pois apenas Deus pode perscrutar o coração de um homem.


A implantação de uma Nova Ordem Mundial, ou sendo ainda mais preciso, a construção de uma nova civilização e de um “novo homem”, exige uma perfeita sintonia entre finalidade, meios e motivação. E a conexão entre estes elementos que utilizam a substituição dos valores por meio da destruição dos anteriores, só pode ser entendida quando direcionamos nossa atenção para os aspectos relacionados ao ocultismo. É o que pretendo fazer nesta série de artigos. Na próxima edição tem mais.


Alexandre Costa

Site: www.escritoralexandrecosta.com.br 

Canal: www.youtube.com/c/AlexandreCosta


Autor de “Introdução à Nova Ordem Mundial”, “Bem-vindo ao Hospício”, “O Brasil e a Nova Ordem Mundial”, “Fazendo Livros” e “O Novato”.


__________________________






Allan dos Santos via Locals - 27 e 30 de Janeiro de 2023





DIREITA BRASILEIRA

















👆 Uma direita rica que vive a mendigar
(por Allan dos Santos - 27/01/23)

A direita brasileira virou sinônimo de ACORDO, mesmo tendo a maior base de apoio que um grupo político já teve na história do país. Uma direita meramente política sem jornal, sem partido, sem think tank.

O argumento de que “a direita não pode abandonar a política eleitoral” quando alertada de que não cuida da base cultural é absolutamente FALSO. Existem vários partidos de esquerda que sequer estão inscritos no TSE, mas estão PRONTOS para assumir no dia que puder. A direita tem página de Instagram e grupo de WhatsApp.

Se o argumento a favor do BBB Político fosse real, a direita estaria se organizando politicamente e deixando de lado o aspecto cultural, mas não: a direita ACHA que faz política e não sabe como dominar a cultura.

Quem desejar agir politicamente precisa iniciar uma estrutura partidária como faz qualquer grupo que deseja atuar em uma esfera que ainda não atua: TREINANDO.

Quantos partidos não inscritos no TSE a direita possui? NENHUM. O que a impede? NADA. Por que não faz? Porque não sabe. Por que não sabe? Porque não estuda. Ao fim, volta o problema cultural: é impossível querer ser astronauta sem saber cálculo matemático básico. Se a direita quer algo sem estudo, só servirá para ser uma lagarta conservadora que desabrochará em uma borboleta do Centrão.

O que mais assusta é o fato dessa lagarta ser um leão em cativeiro que só precisa treinar a sobrevivência na selva. E as hienas comunistas sabem disso, por isso continuam felizes de ver a direita sem estudo enquanto essas mesmas hienas obrigam os intelectuais, jornalistas e professores para o exílio.

É uma direita rica que vive a mendigar. Sem libertar-se desse complexo de inferioridade, além de burra, a direita irá morrer, sobrevivendo apenas no exílio.

Quem leu Shakespeare entenderá exatamente o que foi dito acima. Mas para quem não leu, assista o Rei Leão, pelo menos.

Por fim, a direita precisa ter vergonha de não gostar de formação intelectual.

__________________________

CENSURA
















👆 No radar da existência
(por Daniel Bertorelli - 30/01/23)

Outro dia ouvi uma pessoa pedindo desculpas ao jornalista Allan dos Santos. O pedido inesperado e inusitado veio de um participante em uma sala de bate-papo no Spaces, uma ferramenta do "agora" mais democrático Twitter. O mea culpa veio de um ilustre desconhecido que percebeu a importância da constante vigilância e defesa implacável da liberdade dos outros, não apenas a sua própria. Ele ponderou como é possível tanta gente, e por tanto tempo, manter-se alheia ao sofrimento de um pai que não vê a família por quase três anos? De um cidadão que não pode voltar ao seu país ou viajar a qualquer outro por ter sua integridade física ameaçada por agentes do estado e seu passaporte cancelado sem ter cometido crime algum?  Um amigo em comum faz piada com a desgraça: “Quando Allan adentrou atrás das linhas inimigas no território da perseguição e censura, aquilo lá ainda era tudo mato”.

Aos desavisados, Allan dos Santos teve sua empresa de comunicação "Terça Livre" destruída da noite para o dia, e para muitos, Allan simplesmente sumiu do mapa, como aqueles aviões que desaparecem do radar no Triângulo das Bermudas e ninguém sabe dar conta do que aconteceu. Para uns poucos, houve uma certa indignação, mas essa geralmente dura pouco pois a vida continua e qualquer coisa que não atinja nossas vidas diretamente cai na categoria “cada um com seus ‘pobrema’”. Mas uma hora a ficha cai, como caiu para o amigo citado acima na conversa do Twitter,  e o que parecia o problema dos outros na verdade é de todos. Para Allan, sua família e as outras oitenta famílias atingidas pelo bloqueio das contas bancárias do Terça Livre e a interrupção de suas atividades, restou em última instância o esquecimento.

As tentativas para destruir Allan seguiram a mesma cartilha que já havia sido utilizada com o professor Olavo de Carvalho: assassinato de reputação, cerceamento de meios de sustento de forma direta conspirando para que fosse demitido de qualquer jornal ou revista, derrubada de seus canais em redes sociais e do site de sua empresa, ou de forma indireta através de intimidação, coação ou perseguição a quem quer que ousasse apoiá-lo publicamente. Olavo reinventou o jogo, fundou seu Curso Online de Filosofia e seus frutos se espalham pelo mundo com alcance e velocidade maiores que sementes de dente-de-leão dançando ao sabor do vento. O tiro saiu pela culatra. Olavo não foi apagado. Ao contrário, esculpiu de forma indelével seu nome na História. Olavo venceu.

Esse assunto me lembrou uma cena do filme “300”, que conta a história da luta entre o rei espartano Leônidas e seus trezentos soldados contra as milhares de tropas do persa Xerxes. Em determinado ponto da narrativa, Leônidas se recusa a dobrar os joelhos e a submeter-se aos caprichos do persa. Xerxes ameaça Leônidas: além de matá-lo, a sua família e a seus soldados, apagaria o nome do espartano dos livros de história, para que o mundo nem mesmo soubesse que ele jamais tivesse existido. Como dizia o líder comunista Milton Temer: “Do Olavo de Carvalho não se fala”.

Com o Allan dos Santos não foi diferente: sem meios de sustento e de comunicar-se com sua base de clientes, fãs e seguidores, ele foi enviado para uma espécie de "gullag digital", a versão moderna da "Sibéria do Esquecimento" a qual Leonel Brizola se referia ao ter sido banido dos noticiários pelo magnata das comunicações Roberto Marinho, um personagem da vida real que talvez despertasse inveja ao próprio Charles Foster Kane da ficção.

Mas o gênio saiu da garrafa com o desenvolvimento da internet e o que antes eram poucas avenidas de mão única controlando e distribuindo apenas a informação que era conveniente à manutenção do status quo, agora são milhares de estradas de mão dupla com uma capilaridade instantânea e global. O Terça Livre continua bloqueado no Brasil, é indiscutível que a gullag digital ainda existe. Mas para toda ação há uma reação. Novas vias são encontradas, como se a liberdade agora reagisse como a hidra mitológica: corta-se uma cabeça, nasce outra lugar daquela.

Em tempos mais “civilizados”, quando uma caneta de fato tem mais poder que uma espada, a história se repete. No lugar de Xerxes, temos agora um outro careca que atende pelo nome de “Xande"; no papel do destemido Leônidas entra em cena uma versão mais magrinha, convenhamos, mas igualmente barbudo, corajoso e sem papas na língua. Seu nome é Allan dos Santos. Ao invés de trezentos espartanos, Allan conta com uma meia dúzia de fiéis amigos e com algumas dezenas, talvez centenas de apoiadores, que vencendo o arame farpado e o campo minado colocado entre ele  e o público ainda conseguem fazer doações ou assinar os cursos que o Terça Livre oferece, agora à partir do exílio nos Estados Unidos. A vida é dura e sem luxos, sua filha continua doente, sua família continua longe e sobrevivendo na medida do possível, mas enquanto existirem pessoas com coragem suficiente para alinharem-se ombro a ombro com um cara comum como Allan para defender a liberdade nesse remake mundano da Batalha das Termópilas, ainda há esperança.

No filme, Xerxes falha em seus objetivos. O destino de Xande também é a derrota. Para quem ainda não percebeu, a caneta de Allan é mais poderosa que a de Xande, daí a resiliência do primeiro e o horror revelado nas atitudes arbitrárias do segundo. O careca possui o que se convencionou chamar de poder posicional, ou seja, seu poder vem de sua posição. Uma vez fora de seu posto burocrático, nem a prostituta rodando bolsinha na esquina de sua rua tem a obrigação ou o interesse em ouvi-lo, quiçá cumprir suas ordens. É bem verdade que enquanto sentado em seu trono e protegido por sua capa preta, o que não falta são putas para aplaudi-lo e obedecê-lo. Mas é um tigre de papel, basta uma lança de Leônidas pegando de raspão em sua face para provar aos demais que ele sangra e que não é um deus. Allan possui um outro tipo de poder, que podemos chamar de inter-pessoal. Ele é o que é. E milhares de pessoas conectam-se diariamente de livre e expontânea vontade para ouvir sua voz ecoando pela escuridão que a censura impõe aos brasileiros. Allan nunca parou de falar, nunca desistiu de lutar. E ele continua plantado na entrada da caverna da alegoria de Platão, chamando as pessoas à luz, agora mais uma vez com o megafone do Twitter em mãos.

O Brasil e o mundo vivem tempos estranhos, onde ficção e realidade se misturam em uma dança surrealista e às vezes diabólica. Nem o mais criativo escritor ou diretor de cinema poderiam conceber na ficção o que anda acontecendo na vida real. Oremos e vigiemos, para que daqui a algum tempo não tenhamos que pedir desculpas a mais Allans, Marias, Josés que sumiram sem deixar rastro. Ahn! Um último grito da porta da caverna, para quem ainda está perdido no escuro e procurando uma saída: sabe aqueles aviões que desapareceram no Triângulo das Bermudas lá no início desse texto? Pois é, um deles reapareceu no radar, o prefixo é TL 2023, e seu piloto é Allan dos Santos.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
__________________________
__________________________

REVISTA ESMERIL - Ed. 40, de 12/01/2023 (Uma publicação cultural digital e mensal de Bruna Torlay. Assinar a revista


COLUNAS SEMANAIS

👆 As derrotas do campeão
(por Roberto Lacerda - 28/01/2023)

Como um político inglês superou as piores adversidades e humilhações e se transformou no herói da Segunda Guerra Mundial

Quando ouvimos algum dito popular sobre como a estrada para a vitória é pavimentada por nossas derrotas, ou sobre os fracassos serem importantes no processo de conquista e sucesso, talvez não seja raro torcermos o nariz ou pensarmos: “Que desculpinha de perdedor“. 

Todavia, será menos raro encontrarmos pessoas com dificuldade quase intransponível em lidar com frustrações. Quantos desistem facilmente, ou se tornam violentos, frente às frustrações? E quantos preferem culpar outrem ou agentes abstratos como “o destino”, “o azar”, “o universo” etc., ao invés de olharem para si? 

Se observarmos um dos maiores vencedores da história, será impossível manter o pensamento pueril de que só as vitórias são importantes. Me refiro ao maior herói da Segunda Guerra Mundial, Sir. Winston Churchill. 

Como me alonguei mais do que o prometido à nossa diretora, resumirei e exporei em tópicos os principais fracassos e sucessos deste grande campeão.

  • Era um gastador compulsivo, que viveu a maior parte da vida tendo mais dívidas do que rendimentos;
  • Foi reprovado duas vezes pela Real Academia Militar de Sandhurst, até conseguir ingressar;
  • Foi considerado o pior aluno em idiomas de sua escola, por não conseguir aprender latim e grego, mas se dedicou profundamente ao inglês;
  • Foi feito prisioneiro em Pretória, durante a Guerra dos Bôeres, em 1899, mas conseguiu fugir;
  • Como Primeiro Lorde do Almirantado sofreu uma derrota terrível na Primeira Guerra Mundial, em Dardanelos, que lhe custou a perda do posto;
  • Entre 1922 e 1924 não conseguiu ser eleito ao Parlamento;
  • Em 1940 é escolhido Primeiro Ministro;
  • Apesar de ter liderado a vitória contra Hitler, seu partido perde as eleições em 1945;
  • Em 1951 vence as eleições e volta ao cargo de Primeiro Ministro;
  • Em 1953 recebe o prêmio Nobel de Literatura por suas memórias de guerra. 

Mas falei sobre fracassos em batalhas durante a Segunda Guerra, pois já sabemos muito bem que foram superados. Um homem que suportou tantas vergonhas e derrotas e entrou para a história como um herói da nossa civilização.

Então… Será que devemos realmente surtar e gritar histericamente por causa de derrotas ou fracassos recentes? Ou por causa de um mal ambiente presente e baixas perspectivas de grandes vitórias a curto prazo? Devemos procurar culpados lá fora ao invés de olhar para dentro? 

Prestou atenção nessa breve história sobre Churchill? Então já sabe as respostas! E se gostou, fique atento à Vida e Legado na próxima edição da Revista Esmeril. 


O SUCESSO NÃO É DEFINITIVO, O FRACASSO NÃO É FATAL: É A CORAGEM DE CONTINUAR QUE CONTA

Frase atribuída à Winston Churchill 

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

__________________________



Esmeril, coluna semanal de 29 de Janeiro



SANTO CONTO




👆 O primeiro crime
(por Leônidas Pellegrini - 29/01/2023)

Baseado em Gênesis 4

Caim tratava o solo com raiva e batia com tanta força no chão que fazia espalhar terra e poeira para todo lado. Estava desconcentrado e o trabalho não rendia. Acabou jogando longe a ferramenta e abandonou a plantação enquanto entredentes amaldiçoava Deus e sua vida. Seu Anjo olhava apreensivo, tentava se comunicar com ele, mas o camponês não permitia, em seu coração e entre os seus pensamentos só havia lugar para o ressentimento.

Dias antes, quando ele apresentara seus dons para Deus, o Pai não se agradara tanto assim daquelas ofertas. E, para piorar, os animais que seu irmão Lhe oferecera haviam-no contentado muito. Caim sabia que a culpa na verdade era sua: ele oferecera aqueles produtos de má vontade, e havia guardado a melhor parte para si. O que oferecera ao Pai não era o pior de sua colheita, longe disso, mas também não era o que havia de melhor. Mas ele se recusava a admitir suas faltas, ainda mais depois da reprimenda que levou de Deus. No lugar disso, preferiu a revolta silenciosa. E teve ódio do Pai e do irmão.

Ia andando pelo campo, lembrando dos belos animais do irmão, e pensou que se fosse ele o pastor, tudo seria diferente, e seria ele o favorito do Pai. Remoía aqueles sentimentos sem parar, e seu ódio só crescia. Quando se deu conta, estava de frente para o rebanho de Abel, que, lá do meio das ovelhas, sorriu acenou para ele. Caim forçou um sorriso e acenou de volta, chamando o irmão:

– O dia está bonito, vamos dar uma volta no campo!

– Irmão – Abel limpava o suor da testa enquanto se aproximava – há trabalho a ser feito! Os animais…

– Vão continuar aí! Não sejas tão rigoroso, Abel, vamos aproveitar um pouco este sol, é rapidinho! Vamos…

O pastor olhou com pena para o irmão preguiçoso. Não conseguiu dizer não. E talvez fosse bom passar mais um tempo em companhia dele. Os dois andavam distantes, quem sabe não seria uma boa oportunidade para se reaproximarem? Abraçou Caim e foi com ele.

Foram conversando sobre as amenidades mais diversas, lembranças da infância, casos que não se cansavam de relembrar, as tantas brigas que tiveram por Caim sempre querer destruir alguma brincadeira do irmão caçula. Iam rindo de uma dessas rezingas quando pararam para admirar a paisagem: o sol já começava a se por, e no contorno de umas montanhas ao longe já se desenhavam uns arcos meio dourados, meio laranja. Era bonito, assim como o canto dos pássaros voltando para as árvores antes da noite.

Abel ia dizer ao irmão que já era hora de voltarem quando sentiu uma pancada na cabeça e caiu de joelhos. Caim acabara de lhe acertar com um cajado. O pastor olhou com para o irmão com os olhos arregalados e não conseguiu falar nada. Recebeu outra paulada. E outra. Então caiu de com o rosto no chão. Virando o pescoço, olhou para o céu uma última vez e conversou em silêncio com o Pai, pedindo perdão para o irmão, e desfaleceu. Caim jogou longe o cajado e saiu correndo, sem olhar para trás. Quando parou, acabou adormecendo.

Acordou com o balido das ovelhas de Abel, que se dispersavam pelo campo. Olhou para o seu corpo, viu o sangue seco do irmão que se lhe espirrara e tremeu. Então, escutou a voz do Pai, grave:

– Caim, onde está teu irmão Abel?

– Não sei – ele respondeu cabisbaixo – Acaso sou guarda de meu irmão?

E o coração de Deus, que já vinha arrasado com o que acontecera no dia anterior, doeu mais ainda, e Sua voz se fez ouvir furiosa:

– Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão ergue seu clamor da terra até mim!  

– Eu…

– Mataste teu irmão! Por isso, serás maldito nesta terra! Quando a cultivares, ela não te dará os seus frutos! Serás vagabundo e fugitivo sobre a terra!

 Caim estremeceu mais ainda, e caiu prostrado diante de Deus. Chorando, disse:

– Pai, perdão! Perdão, mesmo que eu não mereça! Este castigo é pesado demais! Morrerei vagando nesta terra!

Então Deus olhou para o coração confuso de Seu filho e se apiedou dele. Mais brando, respondeu-lhe:

– Não será assim, mas qualquer um que matar Caim, será castigado sete vezes mais. Agora, levarás um sinal contigo, e este sinal impedirá que quem te encontre, te mate. Toma.

Naquela hora, enquanto Deus abençoava mais um mau filho e novamente sentia Seu coração dilacerado, Caim rumava para o Leste, ainda chorando, humilhado, arrependido e amargurado consigo mesmo. Em seu peito, sentia uma dor inominável, que lhe parecia muito maior do que ele podia aguentar. Uma tristeza que o acompanharia durante todos os dias enquanto ele vivesse.


__________________________
__________________________


Brasil Sem Medo - 24 de Janeiro





CULTURA


👆O futuro de Olavo de Carvalho
(por Ronald Robson)


Olavo viveu e morreu como corpo estranho no combalido organismo da cultura brasileira. Mas no futuro tenderá a surgir mais como ele mesmo, sem o ruído que hoje o cerca, e agigantar-se como fonte viva de cultura.

Especial para o BSM por Ronald Robson


Quando me perguntam se algum dia o pensamento de Olavo de Carvalho terá sua importância reconhecida, se irá caber a ele lugar de destaque no que se percebe como cultura brasileira, costumo responder que ele está para nós hoje como esteve Gilberto Freyre para a circulação de ideias no Brasil do século XX. Freyre, pelos novos métodos sociológicos que desenvolveu e pela amplitude em que situava a discussão de nossos problemas – uma modernidade alargada, à qual dava um tratamento em que Lucien Febvre e Fernand Braudel reconheceriam o modelo do que eles próprios se ocupavam de fazer –, estava no centro de nossas Humanidades e, por isso, à margem de nosso comércio intelectual rotineiro.

Freyre é celebrado, seus livros têm saída, mas a classe mais ou menos amorfa da qual em geral esperamos o peneiramento das ideias, os “intelectuais” (professores universitários, curadores culturais, opinadores em geral), ainda hoje trata o mestre de Apipucos com condescendência, senão com franca oposição, a fim de mantê-lo cativo das etiquetas de reacionário e ideólogo da morenidade, alvo de predileção daqueles que hoje combatem o “racismo estrutural”. As ideias seminais de livros como Aventura e rotina (1953) e Para além do apenas moderno (1973) não chegaram a ser combatidas. Foram apenas ignoradas pelos palradores de maior visibilidade e nutridas à sombra, quase como uma boa-nova que se deve manter em segredo, por um círculo relativamente estreito de estudiosos, infelizmente muitas vezes de tendência especializada demais, até provincianos, e pouco atentos à vocação integradora, “multidisciplinar” e universalizante da obra de Freyre.

Similar é a posição de Olavo de Carvalho, falecido há exatamente um ano. Olavo atualizou as Humanidades no Brasil como talvez, antes dele, só o tinham feito Freyre e Otto Maria Carpeaux. É constrangedora a estreiteza mental, a pobreza de referências dos professores universitários e articulistas culturais que Olavo notabilizou em O Imbecil Coletivo (1996) por sua perfeita ignorância do circuito mais amplo das ideias – expandido por Olavo até o Oriente e até uma antiguidade remota –, que deveria prover os ditames básicos de qualquer discussão cultural. Ives Gandra Martins estava correto ao dizer que “Olavo é o mestre de todos nós”.

Olavo não se limitou a editar obras de Otto Maria Carpeaux e Mário Ferreira dos Santos: deu-lhes novas chaves interpretativas. Fez publicar três títulos importantes numa Biblioteca de Filosofia que dirigiu na editora Record, infelizmente logo abortada: um do filósofo francês Émile Boutroux, outro do filósofo romeno Constantin Noica, outro ainda do filósofo alemão Eugen Rosenstock-Huessy. Foi parte ativa na fundação de pelo menos duas editoras (É Realizações e Vide Editorial), cujos catálogos guardam as marcas das indicações bibliográficas que distribuiu em milhares de artigos e aulas, em dezenas de livros. Em suas aulas, vigorava como realidade aquilo que numa oportunidade disse ser sua missão: “vincular nossa cultura às correntes milenares e mais altas da vida espiritual do mundo”, “fazer em suma com que o Brasil, em vez de se olhar somente no espelho estreito da modernidade, imaginando que quatro séculos são a história inteira do mundo, consiga se enxergar na escala do drama humano ante o universo e a eternidade”. Por isso, suas exposições podiam passar sossegadamente da crítica à modernidade para a crítica de críticos da modernidade como René Guénon, ou da filosofia da ciência de Edmund Husserl para a filosofia da iluminação na tradição persa, sem que lhe parecesse minimamente estranho o procedimento de por lado a lado, numa mesma frase, uma expressão brasileira chula e uma citação obscura de autor da antiguidade.

Em razão dessa amplitude de ideias e de estilos, e não menos em razão da novidade de seus métodos, Olavo torna-se um problema para a cultura oficial brasileira – se me permitem a expressão. Justamente sua autoridade, sua centralidade, o empurra para a margem do debate cultural, condenado se tanto ao papel de autor excêntrico – e ele o foi incontáveis vezes –, com esta ou aquela ideia interessante e uma prosa, vá lá, atraente, mas que jamais pode ser citado como autoridade em matéria alguma, tanto mais após associar seu nome ao governo de Jair Bolsonaro. Mais ou menos como em determinados meios universitários não é possível citar o nome de Freyre sem mencionar seu apoio ao regime militar.

Há, porém, uma razão mais profunda para a marginalização de Olavo.

Este não é o local apropriado para defender a originalidade de seu pensamento. O leitor gentil me perdoará a sugestão de que leia meu livro Conhecimento por presença: em torno da filosofia de Olavo de Carvalho (2020) caso queira conhecer algo da obra do último grande filósofo brasileiro (ou então aguarde o curso on-line que em breve irei oferecer sobre alguns aspectos seus). Mas gostaria de chamar atenção para um traço da obra de Olavo que importa ao nosso assunto: ele não só não aspirou a ser um intelectual universitário, cuja pesquisas já nascessem em formato palatável a esse meio, como de certa maneira não aspirou sequer a ser um intelectual.

O intelectual, como o conhecemos hoje, é uma criação do publicismo francês do século XVIII. Sua existência se liga intimamente às novas tarefas que os antigos clérigos, os letrados, viram surgir com a ampliação do “espaço público” que mediava entre realeza e povo, espaço aos poucos roubado ao poder absoluto dos reis e entregue à pena de gente de razoável cultura que não encontrara outro meio de viver senão dizendo algo de supostamente importante. O intelectual se torna o guarda de trânsito das ideias. Sobretudo um opositor do poder constituído, que ele próprio irá tentar uma hora dirigir a fim de sanar os males que tanto denuncia. O destino do intelectual será o de “transformar o mundo”, como queria Marx, ou “tornar o mundo melhor”, como dizem jovens e velhos piegas de hoje.

Olavo guardava completa incompatibilidade com essa imagem de intelectual; daí seu incômodo na década de 1990, época em que ainda tinha algum espaço na imprensa, em ser chamado de “polemista” a torto e a direito.

Toda a filosofia de Olavo de Carvalho vai no sentido de diluir as construções conceituais que confundem, e até obstaculizam inteiramente, a experiência que o indivíduo tem da realidade. Dos seus estudos de simbolismo a seus estudos da mente revolucionária, o filósofo sempre orbita a noção de presença, aquela faixa individualíssima da realidade que funda a própria possibilidade de que a conheçamos, e que, coisa fundante que é, não pode ser fundada pela própria cognição. Olavo peregrinou por várias culturas em busca de uma via de acesso menos atravancada ao real. Sabia que hoje precisamos de treino para refinar o tato de nosso intelecto, que toma as luvas com que apalpa o real pelo próprio real. No limite, a tarefa da filosofia de Olavo de Carvalho – e o cerne da revisão do pensamento moderno para a qual contribuiu – é dissolver-se em experiência. Tenho certeza de que ele aprovaria estas palavras do filósofo colombiano Nicolás Gómez Dávila: “Ingressamos novamente em épocas que não esperam do filósofo nem uma explicação nem uma transformação do mundo, mas a construção de abrigos contra a inclemência do tempo”. A ambição da obra de Olavo é desmesurada se comparada à humildade de seu objetivo.

Desmesurada até porque ainda se encontra em grande medida na condição de projeto. Na verdade, Olavo foi um projeto. Não que tenha deixado demasiadas coisas inconclusas (embora tenha deixado algumas, lamentavelmente, como o ensaio A marcha dos abismos), não que tenha descuidado do capricho formal que suas últimas obras pediam (embora tenha descuidado, sim, como narro neste texto sobre meu trabalho na preparação de alguns de seus livros), não que tenha desperdiçado energia com assuntos e pessoas que não mereciam sequer que ele lhes dirigisse a palavra (embora também o tenha feito). Não, não falo de nada disso. Falo do cerne de seu pensamento; falo da necessidade de desdobrar em obras de arte, livros e pesquisas os muitos tópicos de sua filosofia, como a desconcertante “teoria da tripla intuição”, coisa que ele mesmo não fez. Falo da necessidade de dar foros de cidadania à “teoria dos quatro discursos” nas mais diversas áreas do saber, e sequer me consta que suas mais óbvias aplicações à historiografia, tantas vezes sugeridas pelo próprio Olavo, tenham sido aproveitadas por alguém. As discussões da “técnica filosófica”, como Olavo a entendia, necessitam ir muito além dos rudimentos que expus em meu livro sobre o filósofo. Toda a sua multitudinária reação à filosofia de Kant permanece dispersa nas fontes mais heterogêneas, o que torna muito difícil ao estudioso, mesmo ao estudioso honesto e bem-disposto, inteirar-se do escopo de seus argumentos e aquilatar sua verdade ou erro – pois muitas vezes não resta claro nem a qual passagem de Kant ele está aludindo em algumas de suas críticas.

Poderia multiplicar os exemplos ad nauseam. Poderia avançar sobre o terreno mais espinhoso da necessidade de estabelecer um grupo de trabalho que ao longo de algumas décadas fixasse o texto das por ora improváveis Obras Reunidas de Olavo de Carvalho. Mas calma. Até porque não quero sugerir, como já me sugeriram mais de uma vez, que é preciso tornar Olavo um autor mais “acadêmico”.

A propósito, um professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) certa vez me disse que o pequeno estudo de Olavo sobre as formas fundamentais de expressão humana, Os gêneros literários: seus fundamentos metafísicos (1991), poderia ser perfeitamente adotado para cursos de um semestre em departamentos de letras. De um professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ouvi a afirmação de que Olavo estava para as Humanidades no Brasil, na década de 1990, como os irmãos Augusto e Haroldo de Campos estiveram para os estudos poéticos décadas antes: foi alguém responsável por ampliar o leque de referências. E já ouvi de professor de artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), um partidário vulgar da esquerda, a confissão de que lia com o maior interesse os ensaios de Olavo na extinta revista Bravo!.

Recordo esses casos apenas para ilustrar como seria relativamente fácil tornar Olavo lido nas universidades: bastaria que aqueles que se queixam das universidades ingressassem nelas, participassem de grupos de pesquisa, pusessem Olavo entre as referências, o discutissem, o editassem. Há zonas relativamente incontroversas em sua obra, que poderiam ser aproveitadas. Tudo isso é muito importante, mas não é o mais importante. Interessa-me em primeiro lugar o que fazer de mim, a partir da obra de Olavo, como creio que deveria interessar aos demais alunos dele. René Descartes fez-se o protótipo do filósofo moderno (do bom filósofo, inclusive) ao dar as costas à universidade. A cultura mais pujante criada entre os séculos XV e XVIII veio das franjas das universidades, da borda cultural de agremiações e institutos, com mais patrocínio privado que estatal. E foi justamente grande parte dessa cultura que, num movimento oposto, se oficializou nas universidades a partir do século XIX. Nelas o intelectual se trancafiou novamente: se no século XV lia manuais nos quais se decantava uma rala beberagem de Pedro Lombardo e Aristóteles, agora passava a beber de um suco concentrado de historicismo que o entronava feito novo guia dos povos, pois que situado no ápice histórico a partir do qual julgaria – negativamente, presuma-se – todo o passado humano. Mais uma vez, o intelectual confunde o mundo com a confortável torre de marfim onde se alojou. Descartes hoje começaria por fazer implodir metodicamente essa torre.

À sua maneira, Olavo fez isso, e é provável que seu nome aos poucos passe a ser tomado em outros países como referência de um novo tipo de intelectual, que talvez não seja ridículo denominar intelectual por dissidência, o que é bem mais que um intelectual dissidente. Essa percepção se ampliará à medida que um grupo de pessoas tiver por sua obra a devoção que um Edson Nery da Fonseca teve pela de seu mestre Gilberto Freyre, num discipulado constante e criativo. É preciso exercitar a liberdade que Olavo nos deu, a qual irá independer de maior ou menor liberdade política. Milhares e milhares de páginas do matemático germano-francês Alexander Grothendieck (1928-2014) permanecem inéditas, na condição de autógrafos e datilógrafos que eram xerocopiados e hoje são digitalizados e repassados adiante. Seus alunos e os alunos de seus alunos mantiveram estudo vigilante e ativo de suas lições, ampliando-as em direções imprevistas, levando-as a universidades, institutos de pesquisa, mesas de café e publicações culturais mundo afora. Transformaram em magma criativo, até em elo pessoal entre indivíduos, o que aquele homem singular deixou disperso e inacabado numa vida de eremita, após dar as costas à universidade e perder-se por décadas em algum ponto dos Pireneus.

Não precisamos resolver todos os problemas do Brasil, nem esperar que a obra de Olavo seja respeitada, ou que todas as suas aulas e escritos sejam editados, para que façamos jus àquilo que ele deixou. Seu site, o Seminário de Filosofia, segue no ar com centenas de aulas e materiais de apoio; há dezenas de livros seus em catálogo. Apossemo-nos disso do jeito como está. A obra dele irá crescer na medida em que fizermos dela coisa nossa, na medida em que crescer em nós. Eu mesmo, tivesse esperado condições ideais de pesquisa, jamais teria escrito Conhecimento por presença. Façamos de seu último grande livro, Inteligência e verdade: ensaios de filosofia (2021), o eixo da sua posteridade. Assumamos o caráter de projeto que perpassa toda a atuação de Olavo e façamos dela não uma nova torre de marfim, nem tampouco um aríete com que arrombar os portões universitários, mas forma e matéria de experimentos culturais impremeditados e mesmo impossíveis de premeditar, que ainda estão para surgir nesta parte inglória do globo e nesta época de ocaso de grande parte do que conhecíamos por Ocidente. Não há o que lamentar: será divertido.

Nem tudo até agora foi divertido, contudo. Olavo teve a vida que escolheu, não a que merecia – menos ainda a que merecíamos nós outros, seus leitores e alunos. Optou, com todas as suas idiossincrasias, por ser um mestre, um professor full time, o que desnorteou muita gente, tentada assim a emular até seus gestos e gostos, quando não cada uma de suas palavras acerca de tudo e todos. Bem como desnorteou aqueles que nele não viram mais que a pátina do palavrão e do doesto, e que fizeram da fofoca uma régua pela qual medir sua obra. Que Olavo tenha feito um prognóstico errado ao afirmar que “Bolsonaro é o líder natural e predestinado da revolução brasileira” não deveria hoje escandalizar ninguém, pelo menos não escandalizar mais que o próprio fato de ele ter escrito isso – por maior que seja sua simpatia pelo governo anterior.

Se você teme pelo futuro do pensamento de Olavo, tranquilize-se com o fato de que as gerações vindouras entrarão em contato com ele em condições mais propícias. Olavo foi odiado pelo PT e pelo MBL, por militares e por bolsonaristas, por Fernando Haddad e por Marco Antonio Villa, por católicos progressistas e por católicos tradicionalistas, por muçulmanos e por militantes do movimento gay, mas vou parar antes de citar nomes de youtubers. É um currículo formidável, que não o isenta de erros nem o cobre com o manto de outsider imaculado, mas que assinala uma marca constante de sua atuação: Olavo viveu e morreu como corpo estranho no combalido organismo da cultura brasileira. Mas no futuro tenderá a surgir mais como ele mesmo, sem o ruído que hoje o cerca, e agigantar-se como fonte viva de cultura.

Em O futuro do pensamento brasileiro (1997), Olavo apontou quatro grandes “nascentes” da inteligência nacional: o pensamento jurídico de Miguel Reale, a sociologia de Gilberto Freyre, a historiografia e crítica de Otto Maria Carpeaux e a filosofia de Mário Ferreira dos Santos. Seria demais apostar que no futuro críticos serão tentados a incluir o pensamento de Olavo como uma quinta nascente criativa?

No futuro eu não sei, mas no presente ele é a nossa mais possante nascente criativa. E a mais mal aproveitada. Morto, Olavo nada tem a ganhar de nós: nós é que temos tudo a perder sem ele.

***

P.S.: Já havia concluído a redação deste artigo quando Mariana Reis me informa de seu último projeto, o qual é, de tudo que diz respeito a Olavo, o que de mais importante aconteceu nos últimos anos: a criação da Olavo de Carvalho Academy, site destinado a abrigar cursos do filósofo com transcrições para o inglês. A intenção, além de tornar o trabalho de Olavo acessível a um público global, é reinvestir o dinheiro assim obtido em novas ações de difusão da sua obra. O primeiro resultado do trabalho meritório de Mariana e Pedro de Carvalho já está no ar, o curso “A formação da personalidade”, que Olavo ministrou em 2015.

– Ronald Robson é autor de Conhecimento por presença (Vide, 2020). Organizou O que restou de 22: uma semana na contramão da história (7Selo, 2022), editou Nabuco – Revista Brasileira de Humanidades (2014-2016) e preparou o texto de cinco livros de Olavo de Carvalho. É doutorando em teoria e história literária (Unicamp) e dirige Convivium – Seminário Permanente de Humanidades. Site: www.ronaldrobson.com

__________________________
__________________________

👆 OLAVO DE CARVALHO

Todos os meus mortos queridos

(Transcrição de fala do professor extraída do filme "O Jardim das Aflições", de Josias Teófilo)

"Ao longo de toda minha vida, eu nunca tive a impressão de que os mortos estão ausentes. Eles não estão fisicamente presentes, mas eu penso sempre assim: depois que o sujeito morreu, ele não deixou de ser o que ele era, ele era aquele mesmo, ele continua sendo e será eternamente. A identidade do indivíduo é imortal, inatingível de algum modo. Todos os meus mortos queridos, eu não sinto saudade deles porque eles estão presentes, eles existem.

Essa é outra coisa importante. Talvez eu esteja me explicando de uma maneira muito sumária, mas eu posso especificar isso aqui: tudo que aconteceu não desacontece. Ou seja, aquilo que entrou na esfera do 'ser' por uma única fração de segundo nunca mais volta à esfera do 'não ser', porque já está no 'ser'. É a irrevogabilidade de tudo que aconteceu que dá uma ideia do que é imortalidade. Essas coisas não podem ser extintas. Só aquilo que nunca existiu é que está no 'não ser', aquilo que esteve no 'ser', esteve ali de uma vez para sempre.

Uma folhinha que o vento balançou não 'desbalança', não volta atrás. Aí a gente começa a compreender o conceito de eternidade dado pelo filósofo latino Boécio: 'a eternidade é a posse atual e simultânea de todos seus momentos', aquilo que nós vivenciamos como sucessão psico, concebido como estrutura da possibilidade, se entende que isso é a eternidade. Ou como dizia Santo Agostinho, 'o tempo é uma imagem móvel da eternidade'.

Aquilo que aconteceu aqui durante uma fração de segundo está na eternidade; nunca mais voltará ao 'não ser'."

__________________________
__________________________

👆OPINIÕES DO AUTOR

Marcha
(por Ricardo Pagliaro Thomaz)
23 de Janeiro de 2023

No dia 18 de Janeiro de 2023 eu, conversando com um grupo de pessoas no app de mensagens Signal, o único a partir de agora que oferece alguma segurança a nós Conservadores, respondi a uma pessoa que postou um vídeo, preocupada com uma tal da marcha pela maconha que iria ter. Como eu já me convenci de que esse pessoal de farda e coturno só serve pra "pintar meio-fio e dançar balé no 7 de Setembro" (ah, Olavo como tu faz falta!), e de que nada mais seria feito por nós que tanto esperávamos uma resposta, ao menos que fosse "BOM DIA!! Vão pra suas casas que a gente vai ficar aqui jogando pebolim!!", decidi então responder ao amargo amigo de grupo, desolado com tudo aquilo.

A resposta foi a mais honesta e sincera que eu poderia dar, sabendo que não havia absolutamente nada que poderíamos fazer para evitar tal disparate a não ser proteger nossas crianças, e também sabendo da péssima qualidade de cidadãos da chamada "Pátria Educadora" com a qual temos que conviver nos dias que estamos vivendo. Segue.

"Sabe quando não vai ter mais essas marchas imundas? Das vadias, da maconha, do chifrudo, e do escambau a quatro??

Eu respondo pra você: não vão ter mais essas coisas daqui duas ou três gerações de crianças e adolescentes bem formados. Mas não é meia dúzia de moleques mais santinhos aqui e ali não, É UMA GERAÇÃO INTEIRA. Um número esmagador de pessoas.

Me desculpem pessoal, mas NÃO financiar essas porcarias (coisa que o governo Bolsonaro estava pondo em prática, graças a Deus) era só um Band-Aid mais resistente. Um paliativo. A CURA é diferente: gerações de muitas pessoas bem formadas.

E me desculpem mais uma vez, mas estamos vivendo agora com as GERAÇÕES "Pátria Educadora". A gente deixou isso passar bem diante de nossos olhos. Agora vamos ter que engolir e aguentar essas coisas marchando em nossas direções, até o dia que tivermos filhos bem formados, e esses filhos bem formados, firmados na FÉ, nos bons valores, na Caridade e no amor ao próximo, chegarem para a geração "Pátria Educadora" e disserem "NÃO".

Entenderam agora porque a gente insiste tanto no foco na Cultura? É preciso. Não tem atalho."

Ou seja, o que temos que fazer com os nossos filhos é a "MARCHA DA CULTURA". A marcha dos valores. Dos valores que nós queremos que nossos filhos tenham.

Continuei:

"É o filho que você acompanha na escola pra ver se está sendo bem cuidado e se não estiver sendo aí você intervém, é a criança que desde cedo recebe catequese sua, é o filho e a filha que você fica junto, acompanha o que eles estão vendo, ou lendo, assistindo, ouvindo, e com isso são bem cuidados em seus sentidos, pois aí vão estar sendo alimentados com boas coisas, coisas úteis, que vão ajudar a lhes levar pra um bom caminho, etc.

Conselhos? Não ligue a TV. Dê um livro ou um bom gibi pro seu filho. Não tenha Netflix em casa. Tenha Brasil Paralelo, Lumine, Oldflix, Angel, coisas seguras. Esteja sempre por perto a todo momento, saiba o que a criança assiste. Eu sei tudo sobre minha filha. Não saio do pé dela, e ela não sai do meu. Dê à sua criança uma infância que a leve à cultivar a normalidade e a sanidade, mesmo que a realidade à sua volta aponte para o contrário. A criança até os 11, 12 anos, está na fase dos CARIMBOS, eu não vou me alongar sobre isso porque é outra conversa, mas pra ser breve, ela assimila as coisas com muita facilidade, e as primeiras impressões são as mais duradouras. Então cuidado!

Enfim, dê boa CULTURA, pessoal. CULTURA. 

Coisa que a geração "Pátria Educadora" não teve. Boa educação. Coisa que eles também não tiveram. E ACIMA DISSO TUDO: pais responsáveis, unidos, que se amam e que dão à criança o sentido de FAMÍLIA, como foi planejada por DEUS.

C-U-L-T-U-R-A!!! Coloquem isso em suas cabeças."

Parei um breve momento para refletir, e enfim, 5 minutos depois complementei:

"Sigam esse conselho, e nunca mais terão que se preocupar com governo que vem e governo que vai. Claro que isso não exclui a vigilância, mas preocupação como a que estamos tendo no momento, nunca mais. Reflitam sobre isso."

Parei de escrever. Recado dado.

O professor Olavo de Carvalho SEMPRE destacou que o poder verdadeiro estava na trama da sociedade humana, não em um carguinho político. É hora da direita colocar de vez isso na cabeça. Aí então nunca mais teremos que nos preocupar com outra marcha pela maconha. Isso, claro, daqui há muitos anos.

__________________________

Nada desacontece
(por Ricardo Pagliaro Thomaz)
24 de Janeiro de 2023
Este texto que você lê hoje, dia 30, foi escrito no dia 24 de janeiro de 2023. Faz portanto exatamente um ano que o nosso grande filósofo e mestre Olavo de Carvalho nos deixou para habitar o infinito, o fora do tempo, o eterno. Faz um ano... primeiro ano de nossa existência sem a presença física do nosso querido professor.

Bruna Torlay ano passado escreveu que filósofos não morrem. Vivem pela força de suas palavras. Olavo também disse isso em uma famosa fala sua, que eu carinhosamente apelido de "Todos os meus mortos queridos". No dia de hoje, de volta ao ano de 2022, o professor passa a fazer parte da constelação dos meus mortos queridos, ao lado de São Tomás, Aristóteles, e outros mais, aqueles que eu carregarei para sempre debaixo do braço, na minha estante de livros e na cabeceira da minha cama para ouvi-los falar comigo novamente. Se um dia todos os vídeos de Olavo se dissiparem no pó do tempo (algo que acho difícil mas não impossível), o que ficou escrito é o que teremos para ainda ouvi-lo.

Nesse ínterim, é importante a gente relembrar uma das inúmeras lições que ele nos deixou, talvez a mais importante de todas: aquela que versa sobre a Consciência da Eternidade. Ele explica isso no seu curso de mesmo nome que inclusive já virou livro, um dos livros mais sensacionais e belos de sua vasta bibliografia, mas há um breve resumo dessa ideia no final do filme "O Jardim das Aflições", onde ele explica aquela frase que se eternizou e que ecoará através dos tempos:

"Aquilo que aconteceu aqui durante uma fração de segundo está na eternidade; nunca mais voltará ao 'não ser'".

Portanto, não é nenhum exagero afirmarmos que Olavo é eterno não somente pelas suas obras, ou pelas suas acertadíssimas previsões (que ainda estão se concretizando nos dias que estamos vivendo) mas pelo simples fato de ter existido e nos dado novamente um sentido para nossas vidas, algo pela qual eu serei ETERNAMENTE grato; como seu leitor, aluno, e também como pessoa.

Obrigado, mestre!

__________________________
__________________________

👆 HUMOR

E nas True Outstrips de hoje:

- A vilania das HQs ressurge dos becos imundos de Brasíl.... opa, quer dizer... Gótão City, hehehe! Que descuido o meu... ufa!... ;

- Aí um senhor tem uma conversa franca com o mestre sobre essas coisas doidas de anos atrás que ninguém acredita... mas que existem, existem!;

- Então o Leônidas tem uma sensação de deja vú... e eu também! Com licença, vou até lá e já volto! ... (2 minutos depois...) Ufa, minha conta de FoiceBuquê continua apagada!;

- Por fim, o Allan tem uma aulinha sobre mentiras que andam juntas por aí, e até fingem governar um país!... ainda faltam 4 anos... 😓

Se nada acontecer comigo, a gente se vê de novo em 15 dias!
---

- Ah, e quem puder, colabore com as True Outstrips! É você que as mantém funcionando sem dinheiro de Rouanet, Secom, e cia limitada!


(30/01/2023)

__________________________
__________________________

👆 LEITURA RECOMENDADA

Tenho planejado voltar a falar de um livro do Jeffrey Nyquist aqui no blog que eu estava falando tempos atrás, mas parei devido a diversos fatores. Enquanto retorno à escrita dos artigos sobre o livro, vão lendo esse outro livro que ele lançou. De uma certa forma, é sobre mentiras, e será muito útil para nós como referência futura. Tem artigos nele que todos aqueles que podemos classificar como "imbecilizados pelo sistema" encaram como teorias da conspiração. Não se deixe enganar e leia Nyquist para não ficar VOCÊ um imbecil também.

Comprar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edição XCI - Terça Livre, opinião do autor e mais

Edição XC - Extraordinária de fim de ano (Terça Livre, Revista Esmeril 51, Revista Exílio, espaço do autor e mais)

Edição LXXXV (Terça Livre, Revista Esmeril 47, opinião e mais)